INSCRIÇÕES ABERTAS
TURMA 01/2023
4 AULAS GRAVADAS + 2 AO VIVO
DE 16 DE JANEIRO
À 12 DE FEVEREIRO
VAGAS LIMITADAS
1 ANO
DE ACESSO ÀS AULAS
+ de 8H/AULA com
CERTIFICADO
Bônus Imersão Criativa
+ 4h/aula com Wan Luz
CRONOGRAMA
Aula 1- 16/01
GRAVADA - DISPONÍVEL ÀS 9H
Aula 2- 23/01
GRAVADA - DISPONÍVEL ÀS 9H
Aula 3- 29/01
AO VIVO- DAS 17:30H ÀS 19H
Aula 4 - PARTE 1 - 30/01
GRAVADA - DISPONÍVEL ÀS 9H
Aula 4 - PARTE 2- 03/02
GRAVADA - DISPONÍVEL ÀS 9H
Aula 5- 06/02
GRAVADA - DISPONÍVEL ÀS 9H
Aula 6 - 12/02
AO VIVO- DAS 17:30H ÀS 19:30H
A cantora São Bernardense iniciou seus estudos musicais aos 15 anos de idade por intermédio do violão, e a partir de então vem construindo uma considerável trajetória como intérprete e compositora, com uma carreira já repleta de experiencias em diferentes vertentes musicais, sendo reconhecida como uma das revelações da música brasileira.
Participou de diversas gravações e shows com artistas da música brasileira, como Gilberto Gil, Roberto Menescal, Rosa Passos, Fabiana Cozza, Monica Salmaso, entre outros.
Com o contrabaixista Fi Maróstica, desenvolve um trabalho em duo com dois discos lançados: Vem Ver (2013) e Cores Vivas - Canções de Gilberto Gil (2016), se apresentando em significativos espaços culturais e festivais de jazz em São Paulo e Europa.
Vanessa é bacharel em canto Popular pela faculdade Souza Lima & Berklee e desenvolve alguns trabalhos como educadora, ministrando workshops de canto popular em festivais pelo Brasil, além de fazer parte do corpo docente da Escola do Auditório Ibirapuera que tem como diretor artístico e pedagógico o músico e arranjador Nailor Proveta.
Vanessa Moreno, que em 2017 e 2018 foi vencedora do Prêmio Profissionais da Música na categoria 'Cantora', e que em 2016 gravou seu primeiro trabalho solo intitulado "Em Movimento", (arranjos e produção de Fi Maróstica), lança agora seu mais recente álbum “Chão de Flutuar” (2019), em duo com o pianista Salomão Soares.
Atualmente se prepara para o lançamento do seu álbum `Sentido` e ministra cursos de canto online através do projeto Vivência Voz em Movimento, que já recebeu mais de 250 participantes e que está na sua 6º edição, ampliando ferramentas e sentindo a experiência da improvisação como potente aliada no processo de autodescoberta,
seja ele essencialmente musical ou não.
Soraia Diniz
"O que mais gostei foi a Vanessa nos dar a mão e nos conduzir por um caminho que ela caminha, e desta forma, pudemos vislumbrar novos caminhos internos. Para mim, foi ser conduzida pela mão, por uma caverna linda, com pontos de luz, formações inusitadas pelo caminho, e encontrar grandes galerias. Para minha surpresa, eu era a caverna!
VOZES DE DENTRO/ DEPOIMENTOS
Luísa Roselli
"Gostei da proposta de trazer um olhar mais subjetivo para a arte, que possibilita levantar reflexões sobre o próprio fazer artístico criativo. O corpo, tão presente e tão esquecido muitas vezes por nós, ganhou presença.
Conteúdos mais práticos e racionais apresentados junto com o lúdico e subjetivo, foi sensacional.
Gostei muito também da partilha sincera, aberta, solta, sem perder o profissionalismo.
Diante dessa pandemia, ter tido a oportunidade de participar dessa vivência foi muito importante. Além de encontros leves pela forma e conteúdo trazidos, a experiência, muito acolhedora, nos convidou e nos encorajou para refletir sobre nossos espaços internos, que reverberam na forma como expressamos nossa arte e principalmente nosso cantar!
Essa experiência me fez pensar no novo sentido que o improviso ganhou para mim. Durante todo o processo, Vanessa nos encorajou a sempre buscar o que faz sentido para a gente, pois quando fazemos o que gostamos, tudo flui!
Obrigada!"
Quel Rodrigues
"A abordagem humana, respeitosa e transcendental sobre o cantar e a música.
Tocar em questões não apenas técnicas, mas psicológicas que tanto nos travam.
Saí da vivência provocada a olhar o canto de outra maneira. Eu que, mesmo cantando, sempre me senti meio distante dele, uma prática cheia de condições para “estar pronto”, sempre coloquei ele e aqueles que o executam bem num pedestal, não me permitia cantar inteiramente e de uns meses pra cá me sinto bloqueada para cantar. Não tenho certeza se vou superar tudo isso, mas com a vivência fiquei muito estimulada a trazer o cantar para mais perto, olhar por outros aspectos, parar de me distrair com o ideal, olhar para mim e meus processos com mais amor e presença. Muitas sementes reverberam aqui dentro, que possam florir!"
Yanne Angelim
"Tudo foi bem especial, mas o que mais senti foi a entrega tão inteira da Van. Todas as dicas e passo a passo, que ela experimenta intimamente sendo partilhadas conosco, sem dúvidas foi de uma generosidade sem tamanho! Uma sensação de "sem segredo", que foi muito importante nesse meu processo. Essa fluidez da Van facilitou muito a minha entrega e apurou minha vontade de sair investigando em mim também.
Foi muito importante pra mim! Aprendi muito com o que Van compartilhou e com a disponibilidade das outras pessoas que participaram.
Revisitei lugares internos,abri novas janelas. Estou mais aberta a me movimentar e deixar fluir com/pela música.
Agradeço muito!"
Karina Costa
"Passar por essa vivência com a Vanessa me fez criar novas relações para com o meu eu corporal vinculado à voz e ao canto e recriar antigas relações para com meu processo de composição musical e criatividade num geral! Sinto como se uma nova porta de possibilidades tivesse sido aberta pra mim, e a vivência foi a virada dessa chave. Agora sigo explorando um novo universo para minha atual e futura caminhada. Só tenho a agradecer o empenho e a delicadeza compartilhada!"
Ana Beatriz
"A sensibilidade com a qual vocês construíram e conduziram o processo fez com quem me sentisse muito próxima de todas.
O compartilhar dos processos da Vanessa me tocou profundamente, e, em razão de um momento meu e também do mundo, eu senti muito forte a mudança de lugar, me senti mudando o ponto de vista, e me senti! Despertando sentimentos em mim, abrindo meus olhos, a flor da pele, deixando nascer uma coisa nova em mim. Estou feliz demais, satisfeita demais, grata demais, e ainda vivendo essa vivência rs.
Obrigada pelo amor no trabalho de vocês. Eu senti a todo momento. "
Beatriz Vieira
"Essa vivência foi uma experiência de leveza em um momento tão turbulento. Me senti muito mais livre para praticar improvisação, e mais motivada também. Passei a buscar mais referências. E acho que toda a questão do corpo, fortíssima no curso, foi super importante pra mim. Me cresceu uma necessidade de performar o som de forma corporal. Sou muito grata por ter tido essa oportunidade! A Vanessa é iluminada, e é uma grande inspiração <3"
Renata Santiago
"Me transformou com absoluta certeza. Liberei medos e me tornei mais amiga do meu processo e dos meus erros - convidei eles para dançar. Passei a dar mais importância ao movimento do corpo. Me senti acolhida e, dessa forma, com mais coragem. Não tem como descrever rapidamente. Foi incrível e espero conseguir levar para a vida o que eu senti durante a vivência."
Jacobson Luiz
"A vivência trouxe a compreensão de que tenho que cantar para mim mesmo, acima de tudo, contribuindo para me entender, recuperar memórias, me apaziguar e me amar, porque só a partir disso vou entender o que e como posso passar/trocar mensagens com outras pessoas, através desta linguagem que é musica e deste instrumento que é minha voz (aprendi inclusive que além da voz tem o meu corpo). O tamanho do público, não importa, mesmo que seja só para mim mesmo , rsrs , estarei cantando."
Jussara Belo
"Foi tudo muito bom! Vanessa tem uma sensibilidade enorme e isso torna a vivência muito especial. Foi um privilégio esse contato próximo com ela, que compartilha suas técnicas e experiências de uma forma muito generosa. Vocês são muito cuidadosas com tudo, desde o layout da página, a forma como disponibilizam o material, o cenário e a luz.... A gente percebe o carinho em todos os detalhes. Eu percebi que sou capaz de improvisar, fazer outras vozes (sem ser decoradas) e, principalmente, apurei meu sentido de escuta. "
Mariana Cintra
"Foi maravilhoso poder fazer os exercícios, foi um autoconhecimento, e são práticas que sei que não se esgotaram no curso, vão acompanhar um aprendizado para toda a vida.
Ter as referências e processos da Vanessa Moreno compartilhados foi de grande valia, os entendimentos dela como a metáfora da casa, a compreensão do corpo como instrumento, acho que tudo isso me ajudou muito.
As falas da Vanessa e a perspectiva de abrir espaços internos, me provocaram muito na minha jornada, acredito que vou levar para toda a vida, ainda quero voltar às aulas gravadas também para aproveitar mais."
César Velloso
"A forma da Vanessa guiar a descoberta da criatividade e da expressividade na individualidade de cada um, fornecendo ferramentas para que pudéssemos superar nossa inseguranças, medos e obstáculos e abrindo caminhos para o crescimento do "eu artístico" de cada um.
Até então, para eu compor uma música era simplesmente um abismo gigante que eu não conseguia atravessar, com a vivência que eu tive nas aulas me redescobri, fui pra longe das minhas limitações psicológicas que eu mesmo criei conforme eu estudava música e voltei pra perto do meu eu criativo, me aproximei do meu prazer de cantar e fazer música, onde - como a Vanessa sempre dizia - eu não tenho que nada, mas posso e quero tudo."
Sanlai
"Os pontos que mais gostei foram os exercícios com composições exclusivas da Van; o ambiente da live; a leveza e encaixe do ato de viver para improvisar (ótimo ter tido as conversas de vida, que acarretavam no improviso); e o espaço que ela cria para expressarmos os sentimentos.
Ao final desse compartilhamento, me sinto encorajada! Entendi que é sobre olharmos para a pessoa que somos e aceita-la, deixa-la fluir, ama-la, liberta-la, recria-la e enfim... Cantar! Expandir! Explorar! Improvisar!"
Flávia Santana
"Foi uma experiência incrível! Eu já tinha a consciência de que o canto está além da voz, mas fazer parte da Vivência foi o caminho pra que eu buscasse essa conexão com o meu próprio corpo. Me vejo mais sintonizada comigo mesma, tanto interior quanto exteriormente, me descobrindo a cada movimento e me surpreendendo a cada exercício realizado. Poder ouvir os depoimentos da turma a cada aula também me fez aprender e me sentir compreendida, vou conseevá-los com muito carinho em minhas memórias. Vanessa Moreno e Wan Luz são duas queridas, mulheres admiráveis, dedicadas e atenciosas. Me sinto grata por partilhar essa Vivência com pessoas incríveis! "